12 de abr. de 2008

>>> Textos importantes



Namoro positivo
Casais em que só um é portador do HIV podem ter um relacionamento completamente normal




Quando Marina*, 23, conheceu seu namorado ele logo demonstrou interesse por ela. Os dois ficaram saindo por um tempo ainda só como amigos até que ficaram. Ela tinha descoberto, recentemente, que era HIV positiva e passou por um dilema enorme do “contar-não-contar”.“Eu queria contar e perdia a coragem, tinha medo que ele sumisse, ficasse com medo, mas o que aconteceu foi o oposto, isso só fortaleceu nosso relacionamento”, conta. “Claro que ele tomou um choque na hora, mas ficou tudo bem e estamos juntos e felizes”. Casais como Marina e o namorado existem em todas as partes do mundo e não são diferentes de nenhum outro por aí: se gostam, brigam, se beijam e fazem sexo, do mesmo jeito que os outros. E, embora numa primeira análise se possa imaginar que quem namora um HIV positivo corre mais riscos que outras pessoas, a equação não é tão óbvia assim.


“A camisinha é eficaz, sim, para prevenir que a contaminação da outra pessoa, então, se usada corretamente e também no sexo oral, os riscos não aumentam em relacionamentos sorodivergetes (em que uma pessoa é portadora do vírus e outra, não)”, explica o médico Murilo Moreira, presidente do CEN/Aids, Conselho Empresarial Nacional para Prevenção do HIV/Aids.


Todas as outras atividades, como beijo na boca e as preliminares, podem acontecer sem que haja nenhum drama adicional. O médico esclarece que para que se tenha uma situação de risco mesmo é preciso que a camisinha estoure, ou que as pessoas estejam com machucados em áreas de contato e, mesmo assim, não é só por que uma delas tem o HIV que a outra automaticamente se contamina.


No caso de imprevistos, o que se recomenda é que a pessoa procure um serviço de saúde para iniciar um procedimento de barreira para a instalação do vírus, como o início da tomada de medicação antirretroviral. É um método utilizado em hospitais para minimizar os riscos de contaminação quando médicos e profissionais de saúde são expostos ao HIV e que pode durar alguns meses, para atuar na chamada “janela”, isto é, período entre a infecção e a real instalação do vírus no organismo.


Sem informação


O que os soropositivos percebem quando precisam contar sobre o fato a alguém é que ainda há pouca informação sobre o HIV e a doença. Pedro*, 33, soropositivo há 7 anos, antes de abrir totalmente o jogo, sondou o namorado de 22 anos para ver o que ele sabia do assunto. “Vi que ele não sabia muito sobre a possibilidade do relacionamento ser seguro e ele demorou uns dois dias para assimila a informação. Hoje já é tudo tranqüilo”.


Além da pouca informação, um ponto ainda atrapalha muito as conversas e discussões sobre o assunto na sociedade é o preconceito. “A gente não comenta com os outros mais porque todo mundo faz a associação de que se eu sou soropositivo e ele é meu namorado, ele também é”, diz Pedro.


“As pessoas ainda relacionam o vírus a pessoas com aparência debilitada, de comportamento promíscuo, o que não é meu caso. Sou uma garota normal, como qualquer outra, vaidosa, estudo, saio, nunca usei drogas nem nada”, fala Marina, que explica que o grande drama é a confusão que as pessoas fazem entre o soropositivo e o doente com AIDS.


Ela faz exames de três em três meses para monitorar a evolução de carga viral em seu organismo. “Se a pessoa estiver saudável, mesmo contaminada, ela não precisa fazer nada. Os portadores de HIV podem, inclusive, ficar doentes, assim como os não portadores, por exemplo, posso pegar um resfriado e isso não é motivo de pânico, porque não tenho a doença AIDS, só o vírus do HIV”.


Hoje, com os grandes avanços da medicina nessa área, uma pessoa pode ter o HIV durante a vida toda e nunca desenvolver a AIDS, o que dá aos soropositivos a oportunidade de namorar de forma segura e saudável com qualquer outra pessoa, seja ela soropositiva também ou não. Mulheres portadoras do vírus podem até ter filhos saudáveis, se engravidarem sob os cuidados de um médico. No geral, a única coisa que muda é que os casais sorodivergentes sabem exatamente a função e a importância da camisinha na hora do sexo.

>>> Turismo


As belezas da Praia do Espelho


O litoral baiano abriga verdadeiras jóias da natureza e um dos locais que faz parte desse tesouro, sem dúvida, é a Praia do Espelho. Localizada no distrito de Caraíva, dentro do município de Porto Seguro, a Praia do Espelho é uma ótima opção para quem quer sossego, sol e mar.


Celebridades nacionais e artistas internacionais já se refugiaram neste paraíso que até o ano passado não possuía energia elétrica. Atualmente, no distrito de Caraíva está sendo instalada uma rede de energia com fios subterrâneos. Esse tipo de iluminação foi escolhido para não acabar com estilo rústico e aconchegante do vilarejo. Dessa forma, a luz existe somente dentro das casas e estabelecimentos comerciais, as ruas continuam sendo clareadas pelo luar e o brilho das estrelas.
O nome Praia do Espelho na verdade é um apelido que nasceu devido ao efeito provocado pelo reflexo do sol nas piscinas naturais formadas no mar. Praia do Curuípe é a denominação oficial dessa belíssima extensão de areia e águas claras.A maioria das pousadas e restaurantes se localiza no centro de Caraíva, que fica à aproximadamente 9km da Praia do Espelho. No entanto, para quem está disposto a gastar um pouco mais, vale a pena se acomodar próximo do mar de Curuípe.Atrações e passeiosSem dúvida o maior atrativo do lugar é a natureza. Para apreciá-la da melhor forma, você pode apenas relaxar em uma cadeira de frente para o mar ou optar pelos passeios.Caminhadas e cavalgadas são as atividades mais freqüentes.
Mas, para quem gosta de ir além, existem os mergulhos pela Costa do Descobrimento - que se estende desde Belmonte até Caraíva. Os principais pontos para a prática são o Parque Marinho Recife de Fora e o Parque Marinho da Coroa Alta.Uma atração imperdível é o passeio de canoa pelo Rio Caraíva, que é margeado por manguezais, a Mata Atlântica e fazendas de gado. A aventura começa no cais do vilarejo e vale a pena ir até a Reserva Pataxó de Barra Velha, no Parque Nacional de Monte Pascoal.
Outra coisa que você não pode deixar de fazer é subir até o topo da falésia da Praia do Espelho para registrar do melhor ângulo as paisagens formadas pelo mar, os coqueiros e a areia.Sem badalação, mas com muito forróA vida noturna da vila de Caraíva se resume aos aconchegantes restaurantes e aos bailes de Forró. Os mais conhecidos são o Forró do Pelé e o do Ouriço. Quanto às opções de culinária, uma boa pedida é o Bar do Porto, que fica às margens do Rio Caraíva. O estabelecimento oferece pizzas, música ao vivo e um ambiente iluminado à luz de velas.Se a intenção é um jantar com mais requinte, o Restaurante do Brando, que fica no Condomínio do Outeiro, serve exóticos pratos que mesclam a culinária italiana com influências asiáticas.
E para quem gosta de agito, o melhor a fazer é ir até Trancoso, a 30 minutos da Praia do Espelho. A cidade tem opções de bares e baladas, além de festas e shows na alta temporada.
[fonte: www.terra.com.br/turismo]

>>> Astronomia


Planeta a 30 anos-luz da Terra é descoberto



Cientistas espanhóis anunciaram na quarta-feira a descoberta do menor planeta já encontrado fora do Sistema Solar. "Acho que estamos muito perto, talvez a alguns anos de distância, de encontrarmos um planeta como a Terra", afirmou o chefe da equipe de pesquisadores, Ignasi Ribas, em uma entrevista coletiva.


O planeta rochoso, com um raio cerca de 50% maior que o da Terra, circula ao redor de uma pequena estrela-anã localizada 30 anos-luz de distância, na constelação Leo, afirmaram os cientistas do Conselho Superior de Investigações Científicas(CSIC), um órgão da Espanha.
O planeta, chamado de GJ 436c, foi descoberto por meio da análise de distorções na órbita de um outro planeta, esse maior, que gira ao redor da estrela GJ 436, uma técnica similar à usada mais de cem anos atrás para descobrir Netuno.
Com uma massa cerca de cinco vezes maior que a da Terra, esse é o menor planeta já descoberto fora do sistema solar. E os avanços tecnológicos abrem caminho para a descoberta de mundos ainda mais semelhantes ao nosso.
"Dentro em breve, vamos ser capazes de ver um planeta com a massa da Terra, apesar de que estará em uma órbita muito mais próxima de sua estrela do que aquela da Terra em relação ao Sol, de forma que não se tratará de um planeta exatamente igual à Terra", afirmou Ribas.
"Vamos demorar um pouco mais para descobrir planetas com uma massa semelhante à da Terra situados a uma distância tal de suas estrelas que lhes permita ter água na superfície, ou, em outras palavras, um planeta habitável. Mas vamos certamente fazer isso dentro de uma década."
A maior parte dos 280 planetas descobertos até agora são gigantes gasosos como Júpiter. Os cientistas passaram a encontrar um número maior de mundos rochosos, percebendo assim que os sistemas planetários são muito comuns nas estrelas existentes em nossa galáxia.
O GJ 436 não é muito maior do que a Terra e, a cada cinco dias terrestres, completa sua órbita ao redor de uma estrela pequena e relativamente fria, da qual não se encontra muito afastado.
A rotação dele dá-se de forma que a pequena estrela-anã vermelha ergue-se em seu horizonte a cada 22 dias terrestres - ou seja, seus dias são quatro vezes maiores do que seus anos. A descoberta foi anunciada na revista Astrophysical Journal Letters.


[fonte: www.terra.com.br]


>>> Cinema


Depois de todas as fotos já divulgadas do quarto filme de Velozes e Furiosos, agora estão sendo divulgados alguns spoilers.O site BeyondHollywood fotografou uma cena que envolvia um funeral. Nela, os atores vestem uma camiseta com o nome Letty (Michelle Rodriguez). Depois da morte da personagem, Dominic (Vin Diesel) é forçado a sair do escuro e se juntar com Brian (Paul Walker) para se vingar.A maioria do elenco do primeiro filme está de volta no quarto. Vin Diesel (Triplo X), Paul Walker (A Conquista da Honra), Michelle Rodriguez (Resident Evil – O Hóspede Maldito) e Jordana Brewster (Annapolis) são alguns nomes já confirmados.O filme de Justin Lin e Chris Morgan (diretor e roteirista do longa, respectivamente) junta novamente a dupla Dominic (Diesel) e Brian (Walker), que ajudam federais a caçar um importador de heroína conhecido como Braga. Unidos, eles se infiltram no bando do criminoso.

Velozes e Furiosos 4 deverá estrear em 5 de julho de 2009.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...